top of page
crianças.png

MISSÃO

Por meio de Contratos de Gestão, o IMJR tem como objetivo desenvolver projetos educacionais com base na aprendizagem sócio interacionista, realizar uma gestão democrática eficaz, eficiente, bem como contribuir para o fortalecimento dos sistemas educacionais visando que cada municipalidade alcance as metas e estratégias conforme seu Plano Municipal de Educação – PME e em consonância com o Plano Nacional de Educação -  PNE.

VISÃO

Por meio de Contratos de Gestão, o IMJR tem como objetivo desenvolver projetos educacionais com base na aprendizagem sócio interacionista, realizar uma gestão democrática eficaz, eficiente, bem como contribuir para o fortalecimento dos sistemas educacionais visando que cada municipalidade alcance as metas e estratégias conforme seu Plano Municipal de Educação – PME e em consonância com o Plano Nacional de Educação -  PNE.

VALORES

O IMJR desenvolve seu trabalho atendendo a Lei de Diretrizes e Bases Nacionais - LDB, e demais legislação em vigor, buscando promover: Humanização na educação de crianças, jovens e adultos; Respeito e ética aos valores humanos e a diversidade; Inclusão social e equidade de condições para o acesso e permanência do aluno na escola; Valorização na interação entre educadores e alunos; Desenvolvimento e acesso às diversas tecnologias; Gestão democrática nas unidades escolares e sistemas de ensino e participação da família e da comunidade nas unidades escolares.

Educação Infantil: Ensino focado nos primeiros anos das crianças

Considerar a criança o centro do planejamento curricular implica acreditar na sua potencialidade, respeitar seus ritmos e desejos, criar oportunidades para que possa falar e se manifestar em diferentes linguagens e, assim, ampliar o conhecimento de si e do mundo. À medida em que a ciência avança e o conhecimento aumenta, cai por terra a visão da creche que só abriga o filho enquanto a mãe trabalha. O futuro depende muito mais de investimentos na primeira infância do que se poderia imaginar. Eles são decisivos para todos os passos seguintes da escolaridade, que determina taxas de produtividade, renda, violência e outros indicativos de desenvolvimento socioeconômico e de qualidade de vida. Por estes e outros motivos o IMJR se especializou na educação infantil  e acredita na possibilidade de expandir a educação infantil por meio de uma gestão que traga economicidade aos cofres públicos, além de se colocar a disposição para projetos de crescimento das redes de ensinos e disponibilizar projetos para absorção das gestões de unidades escolares.

IMJR CIRCULO.png

É muito importante estabelecer uma relação afetiva com a comunidade local e isso pode ser traduzido na organização de ambientes que reconheçam e que acolham o modo de ser e de viver das famílias e da comunidade, mostrando para as crianças que isso tem valor.

IMJR FAMILIA.png

Gestão de Qualidade

Atuamos em toda a rede da Educação Infantil: Berçário, Maternal e Infantil.

IMJR MENINO.png

Profissionais altamente capacitados

Nosso organograma abrange todas as áreas da gestão, tornando os ambientes, processos e atividades em ótimos resultados.

Qualidade na Merenda

Essencial para o crescimento da criança, a qualidade da alimentação escolar é prioridade para o IMJR Respeitar as faixas etárias e promover cardápios específicos para cada idade, é o segredo de usar a alimentação como complemento para as atividades educativas. As refeições são balanceadas e contem carnes, peixes, grãos, legumes, frutas e sucos naturais.

IMJR PROF.png
IMJR REFEIÇÃO.png

Educação permanente para profissionais

O Instituto IMJR oferece a todos os seus profissionais educação permanente, com o foco em promover profissionais qualificados para gerir estruturas e pessoas. Por meio de constantes treinamentos, nossos profissionais passam por aperfeiçoamentos, treinamentos e formações, proporcionando excelência em prestação de serviço nas unidades as quais administra.

IMJR MENINA.png

HORÁRIOS

IMJR ROTINA.png
linha.png
1.png
2.png

Entrada e recepção das crianças

Nossos profissionais estarão preparados para receber as crianças, dando boas vindas e promovendo atividades de iniciação de aprendizagem.

Café da manhã e roda de conversa

Essa é a primeira e principal refeição do dia, por isso forneceremos a energia necessária para que a criança possa aprender e se desenvolver.

Iniciação de Língua e Cultura

Oportunidade da criança se expressar, seja por meio de perguntas ou ações, onde juntamente com os profissionais e seus coleguinhas, a criança irá interagir e aprender.

Aprendizado prático sobre saúde

Hora dos pequenos aprenderem a importância de se prevenir por meio de higienização antes das alimentações.

Almoço

Refeição importantíssima para o equilíbrio da saúde das crianças, é um hora de aprendizado sem igual, pois ajudará a criança a conhecer os alimentos e poder escolher e decidir o que faz bem a saúde e o que traz prazer ao paladar.

Escovação dos dentes

Lanche

Assim como em todas as refeições a escovação dos dentes neste momento é uma oportunidade para que coletivamente as crianças possam aprender mais sobre a saúde bucal e a importância dela para todo o corpo por meio de atividades.

Hora da Soneca

Com a digestão realizada, agora é hora de recuperar as energias para as atividades da tarde.

Com a disposição recuperada a criança necessita de uma nova refeição leve e saborosa, assim seu organismo ficará acelerado e possibilitará maior absorção das lições que serão aplicadas.

Leiturinha e história

Precisamos incentivar a imaginação e o interesse da criança pela leitura. As história preferida.

Diversão e entretenimento

É a hora mais divertida e espontânea do dia. Chegou a hora das crianças se soltarem e mostrarem por meio do contato com os coleguinhas, brinquedos e estruturas suas ações corporais e desenvolvimento motor e mental.

3.png
4.png
5.png
6.png
7.png
8.png
9.png
10.png
11.png

Saída

Encerrando as atividades as crianças são preparadas para a saída.

Acreditamos que ...

  • Organizar ambientes afetivos, seguros e culturalmente significativos é fundamental para as experiências, desenvolvimento e conhecimento do mundo e do outro, por parte da criança. 

  • Acreditar na criança pequena é dar atenção as suas falas, ações, desejos e necessidades, muitas vezes observar mais e dar tempo a elas, pode ser mais importante que ocupá-la com ações que não faz tanto sentido.

  •  É muito importante estabelecer uma relação afetiva com a comunidade local e isso pode ser traduzido na organização de ambientes que reconheçam e que acolham o modo de ser e de viver das famílias e da comunidade, mostrando para as crianças que isso tem valor.

  • Trazer os pais para confeccionarem brinquedos ou organizar os ambientes das crianças no ambiente educacional ajuda aos pais a ver a importância que aquilo tem para as crianças. 

  • A relação entre a escola e a família é uma relação que tem o potencial muito grande, se ela é construída a partir da confiança. A confiança se dá cotidianamente pelo vínculo que é estabelecido e pela forma como a escola pode acolher as famílias quanto a suas críticas na análise que se faz sobre a organização do trabalho, além disso as famílias podem ter muito conhecimento sobre a educação de crianças pequenas, sobre suas práticas e sobre sua própria cultura. 

  • Segundo as diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil, as práticas pedagógicas devem ser orientadas por dois eixos: as interações e as brincadeiras.

  •  A criança deve ser o ator, a pessoa que constrói  junto. O professor não está lá para dizer como deve ser feito, ele orienta e a criança constrói o conhecimento junto. 

  • Em um ambiente escolar rico deve ser proposta para todas as crianças as experiências culturais de aproximação com a escrita, a leitura, as ciências e as artes.

IMJR CRIANÇAS.png
bottom of page